Os filmes

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Os filmes escolhidos para a mostra foram:

Filme: Babel de Alejandro Gonzalez
Duração: 137 minutos

Um autocarro repleto de turistas atravessa uma região montanhosa de Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam uma caçadeira que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o autocarro, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este facto afecta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da ama mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a ama (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, em Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um acto terrorista.

Filme: Blow up de Michelangelo Antonioni
Duração: 114 minutos
Thomas, um célebre fotógrafo, nada viu, apesar de ter assistido a tudo. As ampliações das fotografias inocentes que tirou dum casal a namorar num parque revelam um assassínio em curso. Ou não?
Blow Up, o incontornável filme de Michelangelo Antonioni conquistou em 1996 os prémios de Melhor Filme e Melhor Realizador da então recém-nascida National Society of Film Critics, e tornou-se num visionamento obrigatório para apreciadores da técnica de desnorteamento e intriga paranóica. Blow Up também oferece um esboço de Londres do final dos anos sessenta, com o seu amor livre, as modas vibrantes, as paixões, as festas, a lânguida coolness e a música (a banda sonora é da autoria de Herbie Hancock, e podemos ouvir os lendários Yardbirds a tocar em partes). David Hemmings é o fotógrafo veterano e insensível, entusiasmado pelo mistério que se esconde nas suas fotos. Vanessa Redgrave é a mulher misteriosa que nelas aparece. E o enigma do que vai ver, do que não vai conseguir ver, e do que a câmara realmente captou... fica à sua espera para ser resolvido.

Filme: Sunset Boulevard (Crepúsculo dos Deuses) de Billy Wilder
Duração: 110 minutos
No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um argumentista fugindo de representantes de uma agência financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é argumentista, contrata-o para rever o guião de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O guião era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.

Filme: Das Kabinett des Doktor Caligari (Gabinete de Dr. Caligari) de Robert Wiene
Duração: 71 minutos
Sinopse: Um clássico do filme de terror, realizado no tempo em que o cinema ainda não falava. Mas as belíssimas imagens (que criam um tom meio surrealista) valem mais que mil palavras. O malvado Dr. Caligari hipnotiza um jovem e o induz a matar várias pessoas. Tudo se complica quando ele se recusa a assassinar uma bela jovem. Num toque de mestre, realiza um filme sob a óptica de um louco: daí as distorções e deformações das ruas, casas e pessoas.
"O Gabinete do Doutor Caligari" foi uma das primeiras obras do Expressionismo Alemão , que privilegia os estranhos efeitos de luz e sombra na composição de climas psicológicos, alem de usar cenários e ângulos de câmara distorcidos.
O prólogo e o epílogo não existiam na versão original, que pretendia ser um ataque a autoridade social. A remontagem imposta pelos produtores alterou o significado do filme, fazendo com que a acção passasse a representar o delírio de um louco. Mas isso não afectou sua qualidade cinematográfica. Ao contrário, contribuiu para tornar a trama ainda mais intrigante.
Os cenários, criados em pedaços de madeira e pano pelos pintores expressionistas Walter Reimann e Walter Rohrig e pelo cenógrafo Hermann Warm, ainda existem e fazem parte do acervo do Museu do Cinema Henri Langlois, em Paris. Fritz Lang, que se tornaria um célebre diretor alemão dos anos 20, colaborou no roteiro.

Filme: Rope de Hitchcock
Duração: 77 minutos
Num elegante apartamento de cobertura, em Nova Iorque, dois jovens estrangulam um colega, apenas pelo prazer da experiência. E porque os pais e a noiva do morto estão para chegar para uma festa que eles dão, os dois resolvem esconder o corpo numa grande cesta. O arrogante Brandon e seu cúmplice, não tinham razão ou motivo algum para matar David. Os dois somente queriam provar que homens superiores como eles, tinham o direito de fazer o que entendessem, inclusive eliminar os fracos e medíocres. Os convidados começam a chegar, inclusive o pai de David. Brandom também convidara, como um desafio especial, Rubert Cadell, o ex-professor deles e da vítima. Em suas aulas, Cadell costumava dizer que os seres superiores não podiam ser incomodados pelos padrões convencionais do Bem e do Mal. Quando os convidados começam a suspeitar que o jovem foi motivo de alguma brincadeira, possivelmente um rapto, por parte dos dois colegas. E, quando os convidados se vão, Cadell pega o chapéu errado, com as iniciais de David. Horrorizado, ele ouve Brandon dizer: "Este jantar vai ficar na história". E, com o pretexto de encontrar a sua cigarreira, Cadell volta ao apartamento, para saber toda a verdade. E esta aparece, para seu horror, pois, os alunos apenas seguiram os conceitos sofisticados de seu professor...

0 comentários: